segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Baba Yaga - A lendária Bruxa

8 comentários:
 

Baba Yaga é um ser sobrenatural que tem sua origem no folclore do leste europeu, mais precisamente na mitologia eslava, conhecida também como a bruxa Yaga, é um ser sobrenatural, comumente retratada como uma mulher bastante idosa, com ossos salientes, olhos chamuscados como carvão em brasa e com cabelos de cardo saindo do seu crânio. Essa aparência repugnante caia como uma luva com seu aspecto sombrio e sua personalidade caótica, cercada de mistérios e incertezas, geralmente de aparência feroz. Diferentemente das bruxas clássicas, Baba Yaga voa sempre em cima de um almofariz / caldeirão (ao invés de voar com a vassoura) e empunha sempre um pilão. Ela só utiliza a vassoura para apagar os seus rastros para não ser encontrada. Costuma morar nas profundezas de florestas em uma cabana velha, geralmente descrita como "a casa do pé de galinha", já que sua casa apresenta dois misteriosos pés de galinha em seus alicerces, por essa razão a casa está sempre em movimento.

Baba Yaga, era considerada uma deusa perigosa na mitologia eslava, pois muitas vezes aparecia como uma pessoa cruel, mas outras como uma pessoa boa que veio para auxiliar. Assumindo sua forma má, ela tinha o costume de caçar homens de personalidade ruim. Esses eram levados mortos para sua casa e lá eram revividos por ela para serem devorados em seu caldeirão ou utilizados para algum terrível feitiço! Os ossos então eram utilizados como vedação externa para sua casa e os dentes eram usados na fechadura da porta. No panteão eslavo era tratada como a "Deusa da Morte". Baba Yaga não é portadora de uma lenda única, pois aparece em várias histórias e contos eslavos.

A casa de Baba Yaga era ligada a três cavaleiros distintos que atuariam como companheiros da velha bruxa. O primeiro, branco, cavalgando um cavalo branco, se chamava "Dia"; o segundo, vermelho, com um cavalo vermelho, se chamava "Sol"; e por fim o terceiro, negro, também com sua montaria negra, chama-se "Noite". Através desses cavaleiros poderia-se estabelecer comunicação com Baba Yaga. Fora eles, a casa possuía servos invisíveis. Algumas lendas dizem que para adentrar a casa era necessária uma frase mágica.

Variações do nome de Baba Yaga são encontrados nas línguas dos povos eslavos orientais. Em búlgaro "baba" ("баба") significa "avó" ou "uma velha senhora". No antigo russo, "baba" pode significar 'parteira', 'Feiticeira', ou 'vidente'. Em russo moderno, a palavra babushka ('avó' significado) dela deriva, assim como a palavra "babcia" (também 'avó') em polonês.
Já os termos relacionados com o segundo elemento do nome, Yaga, aparecem em várias línguas eslavas, servo-croata como 'horror, tremor, frio', em esloveno "raiva" e em polonês jedza "bruxa, mulher má, fúria".

Baba Yaga pode ajudar ou atrapalhar aqueles que a encontram e pode desempenhar um papel maternal, possui também bastante ligação com os animais selvagens da floresta. De acordo com a morfologia do conto de Vladimir Propp, Baba Yaga comumente aparece tanto como uma doadora, vilã, ou pode ser totalmente ambígua. Em alguns casos dizem que ela costuma ajudar crianças perdidas na floresta a acharem o caminho de casa, foi só em tempos mais modernos que sua figura foi atribuída a uma mulher devoradora de crianças. Mas se as crianças foram más, assim como qualquer outra pessoa, com certeza irá para a panela de Baba. Mas se você for uma pessoa ruim e de atitudes maldosas, é melhor não cruzar o caminho de Baba yaga.


Imagens


 





8 comentários:

  1. Adorei o post! Me ajudou muito em um trabalho de análise musical da peça "Quadros de uma exposição" do compositor russo Mussorgsky, movimento 'La Cabane de Baba-Yaga sur pattes de poule'.

    ResponderExcluir
  2. a historia nao e asustadora mas achei muito irado #sempalavras gente vao no yotube tamais irado ainda entao xau

    ResponderExcluir
  3. Legal quando criança li muitas lendas da Baba Yaga

    ResponderExcluir
  4. Legal quando criança li muitas lendas da Baba Yaga

    ResponderExcluir
  5. Legal quando criança li muitas lendas da Baba Yaga

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto. Gostei do blog e das temáticas. Alguém recomenda textos bons para abordar na sala de aula?
    Esses dias também li um outro texto sobre Baba Yaga – A Bruxa Russa aqui:
    http://demonstre.com/baba-yaga-a-bruxa-russa/
    Abraços e até ao próximo post!

    ResponderExcluir
  7. Qual são as histórias que a baba Yaga apareceu ?

    ResponderExcluir
  8. SE VOCÊ NÃO TEM CERTEZA DO AMOR QUE VOCÊ SENTE POR ELA NÃO FAÇA ESSA ORAÇÃO, POIS
    ELA NUNCA MAIS TE ABANDONARÁ, NUNCA MAIS SAIRÁ DO SEU PÉ E TE AMARÁ PELO RESTO DOS
    SEU DIAS... Faça e verá o que acontece oração poderosa para amarrar a Pessoa Amada. Em 10
    minutos apenas depois de publicar a pessoa vai te ligar.Importante ter Fé. Senhor Exu Tranca Rua das Almas que (v) nesse momento esteja pensando em mim, querendo a todo custo estar ao meu lado, querendo me ver, me abraçar e me beijar, fazer amor comigo, que sua boca sinta muita vontade de me beijar e que sua mente só tenha a minha presença. Que a minha imagem fique na mente de(v.) o dia todo e que a noite ela não pare de sonhar comigo. Assim seja meu Senhor Exu Tranca Rua das Almas, peço assim: vá onde (v) estiver e faça com que ela não descanse enquanto não falar comigo.
    Pela força do Senhor Exu Tranca Rua das Almas, se dirija onde (V)estiver e que ela sinta um desejo ardente de ficar comigo, tocar o meu corpo, me abraçar, me beijar. Salve Senhor Exu Tranca Rua das Almas, te peço assim: realize o meu pedido, e traga
    (v) pra mim, louca de desejo e muito apaixonada. Que (v) seja carinhosa comigo, que se sinta bem ao
    meu lado, que sinta minha falta e venha ao meu encontro, e me peça pra ficar com ela. Assim seja, assim será, assim está feito. Salve Senhor Exu Tranca Rua das Almas, conheço a tua força e o teu poder,te peço atenda o meu pedido. Que (v)não durma e não descanse enquanto não vier ao meu encontro,que o corpo de (v)queime de desejo por mim,que ela fique cega para outros homens, que outros homens nunca consigam satisfaze-la como eu, somente eu terei esse poder. Que (v) sinta um desejo enorme de me ter em seus braços, de fazer amor comigo. Faça Senhor Exu Tranca Rua das Almas com que (v) sinta-se bem em ouvir minha voz, que sinta por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por ninguém e nunca sentirá. Pelos Sete Exus que acompanham seus passos, rogo e suplico que amarre (v) nos sete cruzeiros, somente para mim. Agradeço por estar trabalhando ao meu favor e vou divulgar seu nome em troca desse pedido meu glorioso e poderoso Senhor Exu Tranca Rua das Almas.Traga (v) para mim, fazendo com que ela se torne minha escrava. Ainda que (v)resista, que com seu poder Senhor Exu Tranca Rua das Almas coloque a minha imagem na sua mente para que ela me deseje. Que (v) não consiga parar de pensar em mim, não consiga ficar longe de mim. Confio no poder do Senhor Exu Tranca Rua das Almas, e vou !
    continuar divulgando essa oração poderosa por sete dias. Que assim seja, assim será e assim está
    feito. Amém

    ResponderExcluir

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff