sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Romãozinho - A criança maldita

21 comentários:
 

 A lenda do Romãozinho conta a história de um menino, filho de um humilde agricultor, que mesmo quando era apenas um bebê, já demonstrava sinais de ruindade extrema. Dizem que antes mesmo de aprender a falar, Romãozinho mordia quem colocasse a mão em seu rosto assim como mordia o peito de sua mãe, quando está tinha que o amamentar.  Já maior, na infância, sempre gostou de maltratar os animais, destruir plantas e prejudicar as pessoas.

Certa vez, sua pobre mãe mandou-o levar o almoço ao pai, que trabalhava longe de casa, na roça. Ele foi de má-vontade (nunca foi de seu feitio fazer nada que não ganhasse algo em troca). No meio do caminho, ele comeu a galinha que era destinada a ser o almoço de seu pai, colocou os ossos na marmita e levou-a assim mesmo. Quando o pai viu só ossos ao invés da galinha assada, ele perguntou o que aquilo significava. Romãozinho, maldosamente, disse: "Deram a mim a comida já assim ... Eu penso que minha mamãe comeu a galinha com o homem que vai sempre a nossa casa quando o senhor sai para trabalhar, e enviou-lhe somente os ossos como deboche do senhor".

Enlouquecido de fúria e ódio, o homem voltou correndo para casa, não deu nem ao menos tempo para a mulher desmentir o filho, puxou o punhal e a matou ali mesmo. E Romãozinho, mesmo testemunhando a morte da mãe não desmentiu o que havia falado para o pai. E enquanto a mãe agonizava no chão, o menino ainda ria dela e de como havia sido esperto enganando a todos. Mas antes de morrer, a mãe amaldiçoou o filho, dizendo: "Você não morrerá nunca! Você não conhecerá o céu ou o inferno, nem repousará enquanto existir um vivente sobre a terra! Seu tormento será eterno"!

Romãozinho não se intimidou, riu mais uma vez ante a maldição e foi embora. Vendo o mal que havia feito e de como tinha sido enganado, o pai se suicidou. Desde esse dia o menino nunca mais cresceu, e dizem os populares que ele costuma andar pelas estradas e fazer travessuras com os coitados que possuem o azar de cruzar com ele. Tem por hábito quebrar as telhas das casas a pedradas, assustar os homens e torturar as galinhas.

Mas algumas pessoas também atribuem a ele coisas boas. Há uma história que diz que uma mulher grávida estava sozinha quando entrou em trabalho de parto, e no desespero chamou por Romãozinho, e este atendeu ao chamado, foi à casa da parteira que depenava uma galinha. Conta a mulher que a galinha de repente saiu da sua mão voando. A parteira saiu correndo atrás e a galinha foi jogada na casa da mulher que estava em trabalho de parto (Até para fazer o bem, Romãozinho tortura).

A lenda do Romãozinho é bastante conhecida no leste da Bahia, em toda Goiás, parte do Mato Grosso e também no  Maranhão.Conta-se que os primeiros relatos desse mito são do distrito de Boa Sorte, município de Pedro Afonso, em Goiás, que faz fronteira com o Maranhão, e dataria do século XX.

Existem diversas versões sobre a história de Romãozinho. Em algumas ele teria matado o pai de susto, já em outras, sua mãe teria vivido e amaldiçoado o filho posteriormente a morte do pai. Existe ainda uma versão em que dizem que o menino também vira uma tocha de fogo que fica indo e vindo pelos caminhos desertos. Já outros, dizem que ele seria o próprio Corpo-Seco, lenda esta que nós já publicamos aqui no blog. Nesta versão, a alma do menino seria tão ruim, mas tão ruim, que nem o céu nem o inferno o quiseram, por essa razão ele vaga pelo mundo assustando as pessoas.





Vídeo



21 comentários:

  1. ai eu não gostei nessa historia esse menino não foi por inferno

    ResponderExcluir
  2. sempre acreditei nessa historia desde criança no interior de minas acredito q seja verdadeira

    ResponderExcluir
  3. MEU AVO LIA PRA ESSA HISTORIA
    ATE APRENDIR A LER POR CAUSA DELE

    ResponderExcluir
  4. ISSO NÃO É LENDA É PURA VERDADE ACONTECEU NA CASA DA MINHA TIA QUEBRAVA AS COISAS, COLOCAVA ESTRUME NA PANELA DE FEIJÃO E ATE COLOCOU A MINHA PRIMA DENTRO DE UM QUARDA ROUPA E DEIXOU APENAS UMA GRETINHA ABERTA TOMOU UMA MAMADEIRA DA MÃO DA MINHA MÃE E FEZ ELA JOGAR TUDO NA PAREDE DA CASA.

    ResponderExcluir
  5. Maria Santiago.
    Esta história é verdadeira, pois estou tendo oportunidade de entrevistar pessoas que no século passado, no meado dos anos 1950, sofreram, e presenciaram pessoas sendo torturadas pelo romãozinho.

    ResponderExcluir
  6. Maria Santiago.
    Esta história é verdadeira, pois estou tendo oportunidade de entrevistar pessoas que no século passado, no meado dos anos 1950, sofreram, e presenciaram pessoas sendo torturadas pelo romãozinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E no ano passado que ele tombou o treino de papai noel, e torturou o coelhinho da buscou! !!

      Excluir
  7. boa mas poderia melhorar um pouco por mais terror .
    mas é boa eu não sabia dessa lenda legal demais , ah podem contar pra pessoas do Gonger , da laemanha vejam no youtube se quiserem o nome dele é Eric Gonger Hansen .
    Gonger significa Fantasma em alemão .
    vejam o filme dele e os videos depois me contem como foi é quase isso ele é mal tambêm mas mata netos e bisnetos de seus assassinos .
    e sobre o filme a colheita maldita de 1984 vejam tambêm este depois me dizem o que acharam é legal demais ! Thais de São Carlos S.P

    ResponderExcluir
  8. GENTE MINHA VÓ FOI VITIMA DO ROMÃOZINHO,REALMENTE FOI VERDADE.MISERICÓRDIA.ELA TEM 82 ANOS HOJE E CONTAVA AS COISAS QUE ELE FAZIA.

    ResponderExcluir
  9. Essa história sempre me aterrorizou quando criança, porque foi contada um pouco diferente. A lenda ainda dizia que esse garoto levou uma surra do pai antes de morrer, que o Romãozinho gritou tanto que até hoje se escuta seu grito. As pessoas que tenham cometido alguma maldade ou tenha sido ruim, ouve esse grito à meia noite do dia 1 de agosto do ano corrente. Conheci várias pessoas que já escutaram, mas não sabiam do que se tratava.

    ResponderExcluir
  10. Sou de Porto Seguro e quando criança sempre passei as minhas férias na cidade de Salto da Divisa, Mg no norte de Minas. E minha tia contava e até jurava que ela tinha sido vítima do Romaozinho. Até chorava. Quem sou eu para duvidar. Dizia até que ele descia uma queda d'agua muito forte com o nome de Tombo. Ele descia em uma cuia. Ficávamos aterrorizado. "... entre o mundo que vivemos e o mundo não conhecemos, existem portas. E quando elas se abrem, coisas estranhas pode acontecer...".

    ResponderExcluir
  11. Sou aq de minas e aq perto tem uma fazendo chamada casa Branca, indo de Paracatu pra Brasília, passo por lá direto e dizem q ele colocava terror por lá.
    Cresci ouvindo meus avós contarem.

    ResponderExcluir
  12. Eu acredito,sim minha vó também conheceu ele .

    ResponderExcluir

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff