Localizado nos arredores da cidade de Chiang Rai, Wat Rong Khun tornou-se famoso na Tailândia como o "Templo Branco". Um projeto original que mistura o estilo contemporâneo e o clássico faz deste um dos mais incomuns e mais visualmente impressionante atração feita pelo homem na Tailândia.
Chalermchai Kositpipat, o idealizador e criador do Templo Branco fazendo gracinha. Foto por Mick Jackson. |
O magnífico (e bizarro) Templo Tailandês não é realmente um templo nada comum. Sua construção começou em 1996 pelo arquitero Chalermchai Kositpipat, que é considerado um dos maiores arquitetos de toda a Tailândia, e sua finalização está prevista para o ano de 2070 (provavelmente não verei a finalização).
O templo budista exibe logo na entrada um fosso com diversas mãos assustadoras saindo da terra, segundo o arquiteto essas mãos representariam o desejo humano, a cobiça. Já no interior do templo existem diversas imagens de demônios, pessoas decaptadas e caveiras. Além do inesperado mural contendo as imagens do Batman, Super homem e até mesmo do Predador.
A cor branca do templo simboliza a pureza, já seu vidro brilhante significa os ensinamentos do Buda.
O projeto do templo inclui nove edifícios construídos em uma área de cerca de 3 hectares, e embora seja um trabalho em andamento, o templo atrai um número cada vez maior de visitantes todos os anos, e é impossivel não se admirar com a beleza do lugar, com suas esculturas sinistras, inesperadas e curiosas. Fica a dica de um lugar legal para ir nas férias.