quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A lenda do Papa Figo - O Homem do Saco

29 comentários:
 

O sinistro Papa Figo, também conhecido como o famoso "Homem do Saco", não tem poderes misteriosos ou místicos, muito menos habilidades sobrenaturais. Mas possui o atributo mais perigoso que pode existir, a mente humana.
Originalmente Papa Figo possui uma aparência comum, ainda que bastante feia. É descrito como um homem bastante velho e de jeito esquisito, é comum vê-lo sempre carregando um grande saco pendurado nas costas.

Devido ao seu jeito esquisito costumar chamar a atenção das pessoas, por isso, o velho Papa Figo prefere agir por meio de seus ajudantes para atrair suas inocentes vítimas, em geral crianças com idades abaixo dos 15 anos. Mas há relatos de jovens de 16 e 17 anos que tiveram seu sumiço associado ao Papa Figo.

O Papa Figo é um homem de bastante posses, e através de promessas de pagamentos em dinheiro acaba atraindo seguidores. Homens gananciosos e criminosos, que utilizam de todos os artifícios para atrair crianças, sequestra-las, e leva-las para o velho. O nome Papa Figo advêm do que o cruel homem faz com suas vítimas, sendo Papa Figo uma abreviatura de Papa Fígado (ou Come Fígado). Devido a uma grave doença (alguns dizem se tratar de Lepra) o Papa Figo acredita que devorando o fígado de crianças a sua condição é atenuada. Dizem que as dores somente dão alívio ao homem após ele devorar os órgãos das crianças (principalmente o fígado. Era comum que a polícia achassem as vítimas mortas com um punhado de dinheiro junto ao corpo, para cobrir as despesas do velório, mas, com o passar do tempo o Papa Figo acabou pegando o gosto pelo sofrimento das crianças, assim como o seu sabor. Até mesmo os ajudantes do Papa Figo possuem muito medo da sua figura.

Os ajudantes que geralmente sequestram as crianças costumam conquistar a confiança delas através de doces, brinquedos, presentes e moedas. Portanto, quando nossa mãe nos dizia que não deveríamos falar com pessoas estranhas, ela estava absolutamente certa.

Todavia, existe uma outra versão (talvez a mais conhecida) da história sobre o Papa Figo que diz que ele seria um homem de aspecto bastante sujo, que anda pelas ruas a procura de crianças para comer-lhes o fígado, ou, para vendê-las aos leprosos ricos. Costumam descreve-lo como sendo um homem bastante alto, magro e de idade bastante avançada. Conforme a região brasileira onde é contada a lenda, ele pode ser descrito como sendo pálido e sórdido, bem como moreno e simpático, mas sempre é descrito com a barba enorme. Dizem também que ele sai somente à noite ou nos finais de tarde para raptar crianças. Costumam rondar parques e praças com o intuito de raptar alguma criança enquanto os pais estão distraídos. 

Esse mito abrange todo o país, de norte a sul. Mudando sempre alguns detalhes para melhor se adaptar ao contexto da região. Mas ainda que seja uma lenda ela possuí um certo grau de veracidade (como todas as lendas e contos). Pois, os relatos do sumiço de crianças, principalmente nas zonas rurais, sempre foram corriqueiras e comuns. Não é difícil ouvirmos falar, seja em jornais ou através do "boca a boca", que uma criança sumiu ou que foi encontrada morta em algum lugar isolado. Existem muitos Papa Figos reais em nossa sociedade, sempre a espreita de algum momento de descuido dos atenciosos pais. A lenda reproduz essa preocupação real dos pais, assim como alerta as crianças a cerca do possível perigo que correm ao se aproximarem ou aceitarem qualquer coisa de pessoas estranhas.

Curiosidade: A crença popular antigamente era a de que a Lepra era uma doença do sangue (sangue impuro ou sujo). Como o sangue é filtrado pelo fígado, muitos achavam que comer esse órgão os ajudaria a restabelecer a sua saúde. "Um fígado doente trata-se com um fígado sadio", era a firme convicção do senso comum popular dos antigos. Por essa razão acreditasse que o Papa Figo era (ou é) um homem acometido por essa doença, já que em diversas vítimas faltava justamente esse órgão.




Imagens


29 comentários:

  1. Ótimo o artigo, soube dessa versão a pouco tempo, mais aqui ta muito, mais muito mais bem detalhada a do Papa-Figo. Ta de parabéns pelo site e pelo post!

    http://lendasurbanas66.blogspot.com/2013/12/a-lenda-do-homem-do-saco-completa.html

    ResponderExcluir
  2. nossa que medo....imagina encontrar ele por ai credoooooo !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Oxeeeeh... O que é aeo,meu querido se você não tem nada pra falar do texto,não fala besteira aeo que que é isso querido?

      Excluir
    2. Calma guria deixa o cara o chat é publico

      Excluir
  4. assustou um pouco o meu subrinho-neto e ele tem 10 anos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o problema é do seu sobrinho Neto o Papa figo não pega só crianças de 10 anos ou 16 anos pra baixo ele pega qualquer pessoa Tomara que você tenha entendido entendeu e não deixe o seu sobrinho Neto ir para a rua enquanto você estiver perto dele e de esta lição para os os pais dele também.

      Excluir
    2. o papa figo ja foi preso sua anta

      Excluir
    3. Mais existem vários seu besta vc não leu o artigo não ...��

      Excluir
  5. Respostas
    1. Da medo sim é você que deve ler uma tirinha que é de maluquinho Carolina a lenda do papa-figo

      Excluir
  6. Boa noite estas imagens são registradas estou num trabalho evangélico e gostaria de usar a segunda imag em de cima pra baixo

    ResponderExcluir
  7. Muito medo meu deus ñ quero ver ele nunca na minha vida

    ResponderExcluir
  8. Gente ja fui rapitada uma vez 4 homem mim sequestrou quando eu tava indo para escola tomem cuidado pq eu não sei oque seria de mim hj ⚠ 👨😠

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala direito garota porque não entendiOlha o que você escreveu uma vez 4 homem mim sequestroubquando eu tava indo pra escola tomem cuidado pq eu não sei oque seria de mim hj... que olha como é pra escrever uma vez, quatro homens me sequestraram quando eu estava indo à escola tomem cuidado porque eu não sei o que seria de mim hoje...

      Excluir
    2. Que linda professora de português!

      Excluir
    3. Quem é vc simua imbecil, fica corrigindo e comentando os comentários doa outros, chata velha vai procurar oq fazer, fica pagando de doida e inconveniente aki, lesada vai te catar enchebo saco

      Excluir
    4. Larissa FORSSA....!!!
      Tu É Problemática é sua lixão, fica corigindo e se incomodando c os comentários dos outros, metida à inteligente babaca só se for

      Excluir
    5. Larissa forchi, para você corrigir uma pessoa tem que aprender a escrever direito!

      Excluir
  9. Leiam a historia do papa-figo:

    http://www.bookess.com/read/23558-o-paciente-do-dr-van-linden-versao-dupla/

    ResponderExcluir
  10. Papa Figo e O HOmem do saco sao ficguras diferentes. O homem do saco foi uma invencao das maes paulistas para assustar os filhos que nao queriam ir dormir, confundindo a mente das criancas com os mendingos que eles viam na ruas. Ja o Papa-Figo e' uma lenda de Pernambuco, ele sequestra crianca para lhe tirar o sangue comer o figado(figo). Portanto sao folclores diferentes, o dono da pagina precisa consertar isso.

    ResponderExcluir
  11. Essa história de que o papá figo é um leproso rico que paga a bandidos pra raptar crianças é verídica, aqui na minha cidade existia um velho assim, muita gente sabe mais ninguém comenta, ele morreu ja faz uns 2 anos eu acho .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Con vc sabe que ele já morreu sabe as vezes pode ser vários e ná só um papá figo

      Excluir
  12. Queria era saber se alguém tem uma música dele bem antiga. Aquela "e quando o papa figo pega do jeito que ele é mesmo mau,vai comer sua barriga lá no fundo do quintal" alguém aqui conhece?

    ResponderExcluir

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff